Política aperfeiçoada para animais de apoio e serviço da Delta a partir de 1.º de março   

Em janeiro, a Delta anunciou alterações da política para quem viajar com animais de serviço e apoio para promover a principal prioridade de segurança da companhia aérea após ter havido uma alta de 84% de incidentes com animais de apoio e serviço desde 2016. Com base em conversas com os principais interessados na comunidade com deficiências, a companhia aérea está aperfeiçoando sua política a partir de 1.º de março.

"Estamos implementando essas alterações para a segurança de todos os clientes, funcionários e animais de apoio e serviço treinados que viajarem com a Delta, em apoio aos direitos de clientes com necessidades legítimas, como veteranos com deficiências", declarou John Laughter, vice-presidente sênior de Proteção, Segurança e Conformidade Corporativa da Delta. "Exigiremos que todos os animais não confinados em caixas de transporte na cabine tenham as vacinas em dia e aperfeiçoamos nossa política para permitir o envio on-line opcional para pessoas com deficiência visual ou outras deficiências que tenham animais de serviço treinados."

Ao desenvolver a atualização das exigências, a Delta pediu o feedback e a opinião dos 15 membros do  Comitê Consultivo para Deficiências, um grupo de defensores criado há mais de uma década e composto por passageiros frequentes com diferentes deficiências. Após o anúncio, a Delta e seu Conselho Consultivo sobre Deficiências continuaram as conversas com uma variedade de grupos de defesa que representam pessoas com animais de serviço treinados, como a Federação Nacional de Cegos.

"Estamos muito satisfeitos por a Delta ter atendido a tempo às preocupações que identificamos sobre sua política para cães-guias e outros animais de serviço, incluindo melhorias", comentou Mark Riccobono, presidente da Federação Nacional de Cegos. "Também observamos o compromisso expressado pela Delta de ouvir seus passageiros. Com base nesse compromisso, esperamos compartilhar nosso conhecimento com a Delta para que ela possa oferecer um serviço equânime a passageiros cegos em todas as suas operações."

Detalhes sobre as políticas para animais de serviço e apoio

Desde o anúncio da Delta, outras companhias aéreas implementaram mudanças, e os meios de comunicação continuam destacando a falta de regulamentação e o aumento nas certificações falsas.

  • Washington Post: "Isto foi encorajado por lacunas em uma legislação bem intencionada (…) que visava a garantir que as pessoas com deficiência e seus animais de serviço treinados pudessem se deslocar sem aborrecimentos. Mas muitos donos de animais de estimação, além de várias empresas de registro on-line, tiraram vantagem da legislação."
  • Chicago Tribune: "Esta política (nos EUA) permitiu a criação de uma série de sites que oferecem certificação rápida e fácil. Uma delas oferece serviço 24 horas, inclusive um questionário de cinco minutos e uma conversa com um terapeuta licenciado. O site informa: “Nunca foi tão fácil conseguir uma qualificação ESA”. A política dupla é um convite para as pessoas dispostas a fraudar o sistema sem considerar seus companheiros de cabine."

Fora do setor de aviação, um aumento importante no número de animais de serviço irregulares fez com que 18 estados norte-americanos criassem leis que tornam a representação fraudulenta de um animal de serviço um crime.

Delta atualizou sua política em 1.º de março

Qualquer cliente que viajar com animais de serviço ou apoio a partir de 1.º de março precisará atender às novas exigências detalhadas a seguir:

Viagem com animal de serviço treinado

  • Em alguns casos, os clientes com um animal de serviço treinado podem ser convidados a exibir o Formulário de Saúde Veterinária do animal e/ou um registro de imunização ou outra prova de que as vacinas do animal estejam atualizadas. Os clientes são incentivados, mas não estão obrigados, a enviar esse formulário ao escritório de assistência a animais de serviço pelo site Delta.com antes de viajar.
  • Esses clientes podem fazer check-in pelo site Delta.com, pelo aplicativo Fly Delta, nos quiosques do aeroporto ou com um agente do aeroporto.

Viagem com um animal de apoio emocional ou de auxílio psiquiátrico

  • Clientes que forem viajar com um animal de apoio emocional ou auxílio psiquiátrico deverão entregar um formulário de saúde veterinária e/ou um registro de vacinação (atualizado em no máximo um ano da data da viagem), um formulário para pedido de animal de auxílio psiquiátrico/apoio emocional que exige uma carta emitida e assinada por um médico ou profissional de saúde mental licenciado, e um formulário assinado de confirmação de treinamento animal. Esses formulários são obrigatórios e devem ser enviados ao escritório de assistência a animais de serviço pelo site Delta.com pelo menos 48 horas antes da viagem.
  • Esses clientes devem utilizar o processo de check-in de serviço completo com um agente do aeroporto. 

A Delta estabeleceu o escritório de assistência a animais de serviço para melhorar a experiência de viagem para clientes que viajarem com animais de serviço e apoio. Esse escritório verificará se a documentação mencionada foi recebida e confirmará a reserva do cliente para viajar com um animal de apoio emocional ou auxílio psiquiátrico antes da chegada ao aeroporto. Se um formulário não for preenchido, um representante entrará em contato com o cliente por e-mail para solicitar os itens em falta ou incompletos.

A Delta transporta mais de 250 mil animais de serviço e apoio anualmente, um aumento de aproximadamente 150 por cento desde 2015. A companhia aérea não aceita animais de serviço ou apoio exóticos ou incomuns. Mais informações sobre os animais aceitos e outras perguntas sobre viagens com animais de serviço e apoio estão  disponíveis aqui.

 
Durante sua visita ao Delta Professional, recomendamos usar um dos seguintes navegadores compatíveis. Usar um navegador mais antigo ou não compatível pode resultar em uma experiência menos agradável para o usuário.