Informações gerais sobre bilhetes   

Por que emitir um bilhete?

De acordo com o regulamento da IATA, o bilhete atende às seguintes finalidades:

  • Um bilhete é um contrato entre o passageiro e a companhia aérea para o transporte entre os dois pontos específicos apresentados no bilhete.

  • Um bilhete é uma autorização para o transporte entre dois pontos, em uma data e um voo específicos, conforme registrado no bilhete.

  • Um bilhete é a prova do pagamento, e fornece um recibo para o passageiro.

  • O bilhete é um registro contábil.

Validade do bilhete

Um bilhete é válido por um ano a partir da data de emissão para viagens dentro dos 50 estados do Estados Unidos ou viagens entre os 50 estados dos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico ou as Ilhas Virgens Americanas, e todas as viagens precisam ser concluídas dentro do período de validade.  Em caso de troca, independentemente da viagem ter começado ou não, o bilhete precisa ser emitido novamente e todas as viagens precisam ser concluídas em até um ano a partir da data original de emissão.

Observação: algumas tarifas podem ter períodos diferentes de validade. Nesses casos, as regras específicas da tarifa prevalecerão.

Para todas as outras viagens, um bilhete é válido por um ano a partir da data original de emissão e a viagem precisa ter início dentro desse período de validade. Após o início da viagem, todo o percurso precisa ser concluído em até um ano a partir da data de início da viagem.  Caso um bilhete seja trocado ou emitido novamente:

a) Um bilhete sem nenhum uso precisa ser trocado dentro do período original de validade (um ano) e receberá uma nova data de emissão do bilhete com base na data da troca.

b) Caso a viagem tenha começado, o bilhete precisa ser emitido novamente e toda a viagem precisa ser concluída em até um ano a partir da data de início da viagem.

Observação: algumas tarifas podem ter períodos diferentes de validade. Nesses casos, as regras específicas da tarifa prevalecerão.


Possibilidade de transferência de bilhete

Os bilhetes da Delta são intransferíveis.  Agentes de viagem não têm permissão para transferir/reemitir um bilhete no nome de outro viajante.


Número máximo de trechos

O número máximo de trechos em um bilhete eletrônico é de 16.


Trechos em lista de espera em um PNR

Empregue as seguintes diretrizes ao adicionar trechos em lista de espera em um PNR:

  • Os trechos em lista de espera são permitidos apenas se a regra tarifária permitir a colocação em lista de espera. Verifique as regras completas da tarifa antes de adicionar trechos em lista de espera em um PNR.
  • Não é possível inserir mais de quatro voos ou combinações de voo em lista de espera entre o mesmo par de cidades em um PNR. 
  • Os trechos em lista de espera devem ser inseridos após o trecho confirmado aplicável.

Posicionamento do código de isenção em um bilhete

Quando o suporte de vendas ou a central de reservas da Delta autoriza uma exceção, um código de isenção é fornecido para inserção no bilhete. A inserção correta do código de isenção é necessária para evitar transações de notas de débito e custos administrativos adicionais desnecessários tanto para a agência de viagens quanto para a Delta.


Disposição do código de isenção e instruções do documento:

  • Se não houver designador do bilhete utilizado para as necessidades de emissão do bilhete, o código de isenção deve ser documentado na caixa do designador do bilhete (base tarifária/designador do bilhete). Exemplo: Código da tarifa/Código de isenção – QA7NR/12342X

  • Se um designador corporativo, agência ou outro designador de bilhete for aplicável, insira o código de isenção na caixa do código do tour.

  • Se tanto os campos designador do bilhete e código do tour estiverem sendo utilizados para a emissão do bilhete, o código de isenção deverá ser colocado no campo de endosso.

  • É necessário documentar o registro do bilhete além do PNR. Caso o bilhete NÃO esteja documentado e uma auditoria seja gerada, pode haver a geração de notas de débito.

A emissão do bilhete deverá ocorrer no mesmo dia em que o código de isenção é fornecido. O não cumprimento da emissão no mesmo dia resultará na geração de uma nota de débito.

Observação: para fins de auditoria, caso esteja usando a caixa de endosso para inserir o código de isenção, a Delta recomenda a inserção do código de isenção na primeira posição a fim de garantir que todo o código de isenção seja exibido na caixa de endosso.


Diretrizes para a emissão de um bilhete em um itinerário OA no estoque de bilhetes da Delta

Tarifas publicadas

A Delta não permite que agências de viagens emitam um bilhete eletrônico usando o estoque de bilhetes Delta (006) para itinerários que não incluam ao menos um trecho de voo da Delta (DL), Air France (AF) ou KLM (KL), Alitalia (AZ), Virgin Atlantic (VS), AeroMexico (AM) ou Korean Air (KE) A tarifa também precisa permitir a emissão de bilhetes no estoque de bilhetes da Delta.

Atenção: pode haver a aplicação de exceções específicas. Em caso de dúvidas, entre em contato com o help desk do seu GDS para obter informações adicionais.

Tarifas privadas

A Delta não permite que agências de viagens emitam tarifas privadas de outras companhias aéreas no estoque de bilhetes Delta (006).

A não adesão às restrições para a emissão de bilhetes descritas acima pode resultar em uma ou mais notas de débito.


Rescisão da indicação

A Delta pode optar por rescindir a indicação de uma agência por qualquer motivo. A rescisão será informada pelo Grupo de credenciamento de agências de viagens da Delta. Esta ação rescinde a autorização da agência para as seguintes ações (entre outras):

  • Venda de bilhetes e serviços da Delta

  • Uso da placa de validação da Delta (ou autovalidação) para transporte em outra companhia aérea

  • Reivindicação de comissão pelas vendas de serviços da Delta

Recursos adicionais

Para auxílio com os procedimentos de GDS para os processos de emissão, reemissão, reembolso ou estorno de bilhetes, entre em contato com o help desk do seu GDS. Para qualquer outra dúvida, entre em contato com o suporte de vendas da Delta ou com a central de reservas Delta.

 
Durante sua visita ao Delta Professional, recomendamos usar um dos seguintes navegadores compatíveis. Usar um navegador mais antigo ou não compatível pode resultar em uma experiência menos agradável para o usuário.