
Documento eletrônico diverso independente (Electronic Miscellaneous Document-Standalone, EMD-S) Atualizado 11 outubro 2022
O que é um documento eletrônico diverso (Electronic Miscellaneous Document, EMD)
O Documento eletrônico diverso (Electronic Miscellaneous Document - EMD) é o documento padrão do setor para a realização de serviços opcionais. Ele também é o documento substituto para todos os documentos diversos existentes, como MCO, MPD, ordem de excursão, etc., para agências de viagens que participam do Plano de faturamento e liquidação (Billing and Settlement Plan, BSP) da IATA.
Existem dois tipos de EMDs: o documento eletrônico diverso independente (Electronic Miscellaneous Document-Standalone, EMD-S) e o documento eletrônico diverso associado (Electronic Miscellaneous Document-Associated, EMD-A).
O EMD-A é a designação padrão do setor para um EMD que é automaticamente associado a um cupom de voo específico em um bilhete eletrônico.
O EMD-S é a designação padrão do setor para um EMD emitido como um serviço/taxa independente e não automaticamente associado a um cupom de voo específico em um bilhete eletrônico.
Produtos EMD-S da Delta para agências BSP
As agências de viagens podem usar o documento eletrônico geral independente (EMD-S) da Delta para os seguintes serviços e taxas da Delta:
- Taxa de alteração
- Taxa de cancelamento
- Depósito de grupo
- Certificado de saldo reembolsável de valor residual
Caso um GDS não preencha automaticamente a máscara GDS com os seguintes códigos de transação, use os seguintes códigos de transação:
Taxa de alteração
Taxa de cancelamento
Depósito de grupo
Valor residual
Saldo reembolsável
Código 992
Código 995
Código 997
Código 996
- Se a Delta oferecer o produto EMD-S na região BSP de uma agência e através de seu GDS, as agências devem usar seus próprios sistemas para emitir documentos para:
- Taxas de alteração
- Taxas de cancelamento
- Depósitos de grupo
- Saldo reembolsável de valor residual (veja o quadro abaixo sobre os GDSs que são ativados para emitir esses documentos)
- Não há necessidade de entrar em contato com a Delta para esses tipos de transações
- Caso o produto EMD-S não esteja disponível na sua região BSP, para um GDS e/ou para uma transação específica, os agentes de viagens devem entrar em contato com a Delta para processar a transação EMD.
- Os agentes de viagens devem entrar em contato com a Delta para todas as transações de valor residual não reembolsável1, independentemente de o documento EMD-S estar ou não disponível em sua região ou GDS.
- A FareLogix e a TravelSky devem entrar em contato com a Delta para emitir todos os tipos de transações EMD, até segunda ordem.
- Os locais ARC não terão acesso às transações Delta EMD neste momento.
1Tarifa não reembolsável de valor residual = para condições como downgrades, limites na regra das tarifas e acordos contratuais que permitam o valor residual de uma tarifa não reembolsável.
EMD-S para saldo reembolsável de valor residual
A Delta aceita transações EMD-S para saldo reembolsável de valor residual de agências de viagem BSP.
Caso uma reemissão resulte em saldo reembolsável, o GDS processará automaticamente um documento EMD-S para saldo reembolsável de valor residual durante o processo de reemissão. Atenção: Caso um GDS não preencha automaticamente a máscara GDS, o código da transação de um EMD-S para saldo reembolsável de valor residual é 996.
Observação: Os agentes de viagem podem entrar em contato com o suporte técnico do GDS ou com o suporte técnico do BSPLink se precisarem de assistência com uma transação EMD-S de saldo reembolsável.
Transações de saldo não reembolsável de valor residual: (EMD-RSVT)
Os agentes de viagens que normalmente entram em contato com o Suporte de Vendas Globais ou com um escritório de apoio local da Delta devem continuar a fazê-lo para emitir um EMD-RSVT.
Na Europa Continental e na Irlanda, os agentes de viagem devem reemitir manualmente os bilhetes em vez de usar a assistência de reemissão automatizada (como o Amadeus Ticket Changer, por exemplo) e entrar em contato com seus escritórios de suporte locais por e-mail da seguinte forma. O EMD RSVT será emitido dentro de 2 a 3 dias úteis (de segunda a sexta-feira).
- Na Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça:
E-mail: trade.nl@airfrance-klm.email - Na República Tcheca e na Grécia:
E-mail: afkl.b2t.pl@websupportklm.com - Na França:
Envie um e-mail para sua respectiva rede de equipes/merci de contacter par mail en utilisant votre boite mail dédiée Team reseau
Forneça as seguintes informações no e-mail:
Assunto: Solicitação de emissão de EMD-RSVT da Delta
- Nova referência do PNR
- Número do novo bilhete
- Moeda e valor residual do EMD
- Especifique se o novo bilhete original é reembolsável ou não
- Número IATA
- E-mail da agência
Informações de contato da Delta
Os agentes de viagens que normalmente entram em contato com o Suporte de Vendas Globais, com um escritório de apoio local da Delta ou com a Central de Reservas Delta devem continuar a fazê-lo.
Forneça as seguintes informações diretamente quando entrar em contato com a Delta:
- Nome do cliente, conforme mostrado no bilhete (ou nome do grupo para depósito de grupo)
- Tipo de transação:
- Taxa de alteração
- Taxa de cancelamento
- Depósito de grupo
- Valor residual – tarifa reembolsável
- Valor residual – tarifa não reembolsável
- Taxa de alteração
- Número IATA da agência
- Valor total a ser coletado (informar moeda caso não seja USD)
- Número e data de validade do cartão de crédito
- Número do bilhete “Emitido em conexão com”
- Endereço de e-mail para o qual o recibo/confirmação deve ser enviado
- Nome do grupo para depósitos de grupo
Perguntas
Para perguntas relacionadas com a emissão de um EMD-S, as agências de viagens podem entrar em contato com o suporte técnico GDS ou o suporte técnico BSPLink para obter assistência.
Para todas as outras perguntas, entre em contato com o Suporte de Vendas Globais ou com a Central de Reservas Delta.
Validade
Um Documento Eletrônico Diverso (seja um EMD-A ou EMD-S) é válido por um ano a partir da data de emissão. Os EMDs não são substituíveis se forem perdidos ou roubados.
EMD-S para saldo reembolsável de valor residual
Os EMDs de valor residual reembolsável não utilizados emitidos pela agência de viagens têm prazo de um ano para serem reembolsados. Após um ano, os EMDs de valor residual reembolsável expiram e perdem valor.
Transações de saldo não reembolsável de valor residual (Residual Value Non-Refundable Balance Transactions, EMD-RSVT)
Os EMDs de valor residual não reembolsáveis só podem ser emitidos pela Delta e devem ser trocados para a compra de um novo bilhete no prazo de um ano após a emissão dos EMDs. O bilhete receberá uma nova data de emissão e será válido por um ano a partir da data de emissão. Todos os endossos ou restrições anteriores que aparecem no EMD original devem ser transferidos para o novo bilhete. As agências de viagem não podem reemitir EMDs emitidos pela Delta. Se não for reemitido dentro de um ano a partir da data de emissão do EMD, o valor residual não reembolsável do EMD expira e perde valor.
Perguntas e respostas para agências de viagens
As agências precisam ligar para a Delta para obter assistência em qualquer/todas essas transações?
Quando eu emitir um EMD-S Delta do meu GDS para uma taxa de alteração ou cancelamento, o sistema de auditoria da Delta saberá para qual bilhete a taxa foi coletada?
Sim, as agências devem preencher o campo “Emitido em conexão com” na tela
do EMD. Isso garantirá que todos os sistemas de contabilidade/auditoria possam cruzar os dados das transações.
As agências precisam ligar para a Delta para obter assistência em qualquer/todas essas transações?
Não. Se a Delta oferece o produto EMD-S em sua região BSP para: taxas de alteração, taxas de cancelamento, depósitos de grupo e saldo reembolsável de valor residual, as agências podem usar seus próprios sistemas. Não há necessidade de entrar em contato com a Delta para esses tipos de transação. Os agentes de viagem devem entrar em contato com a Delta para ajudar na emissão de um EMD-S para transações não reembolsáveis de valor residual.
Quais informações a agência precisa fornecer à Delta para dar suporte às transações emitidas pela Delta?
- Nome do cliente, conforme mostrado no bilhete (ou nome do grupo para depósito de grupo)
- Tipo de transação:
- Taxa de alteração
- Taxa de cancelamento
- Depósito de grupo
- Valor residual – tarifa reembolsável
- Valor residual – tarifa não reembolsável
- Taxa de alteração
- Número IATA da agência
- Valor total a ser coletado (informar moeda caso não seja USD)
- Número e data de validade do cartão de crédito
- Número do bilhete “Emitido em conexão com”
- Endereço de e-mail para o qual o recibo/confirmação deve ser enviado
- Nome do grupo para depósitos de grupo